Páginas

quinta-feira, 31 de março de 2011

Multinacional francesa abre 178 vagas para jovens com deficiência

Fonte: Infojovem.
Você é um jovem com deficiência e está procurando uma vaga no mercado de trabalho? Então aproveite uma das 178 vagas abertas para profissionais com esse perfil na multinacional de origem francesa, Dalkin.
As vagas são divididas entre os setores técnico administrativos, com 95 delas, e operacional, com as outras 83 vagas. Os interessados podem concorrer nas carreiras de ascensorista, recepcionista, profissional de limpeza, mensageiro, telefonista, assistente administrativo, jardineiro, especialista em manutenção predial, eletricista e técnico de refrigeração.
Para as vagas técnicas, é preciso ter ensino fundamental e formação técnica. Já as vagas operacionais, apenas o ensino primário completo ou o fundamental, de acordo com a vaga. Além disso, é preciso apresentar atestado médico que ateste a deficiência.
Mas aqueles que não possuem experiência no segmento, sem problemas. A empresa não exige experiência e oferece treinamento na área selecionada. O processo de seleção prevê avaliação curricular, entrevista individual, avaliação comportamental e técnica e análise de documentos de contratação.

Os selecionados serão contratados em regime de CLT, e recebem, além de salário compatível com a função, vale refeição, assistência médica, seguro de vida, auxilio funeral e convênio com farmácia. Os interessados devem mandar e-mail para rh@dalkia.com.br . Para mais informações sobre a seleção, ligue para (11) 4083-0001.

segunda-feira, 28 de março de 2011

MPF/MA: republicada a lista especial de aprovados no processo seletivo do Colun‏

Tenho a felicidade de encaminhar a noticia veiculada pela PRF onde informa que o COLUN/UFMA foi obrigado a respeitar a dignidade das pessoas com deficiência! A Luta do Fórum Maranhense de Entidades de Pessoa com Deficiência e Patologia, Coletivo Maranhense de Mulheres com Deficiência, ASMA, ESCEMA e demais Entidades que participaram resultou no respeito ao direito à educação e à dignidade da pessoa.
Lei abaixo ou no endereço: http://www.prma.mpf.gov.br/noticia-3603
MPF/MA: republicada a lista especial de aprovados no processo seletivo do Colun (24/03/2011)As matrículas começam dia 24.
Uma nova lista especial de aprovados no processo seletivo do Colun foi divulgada dia 22, após intervenção da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) do MPF/MA. A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o Colégio Universitário (Colun) atenderam às deliberações da PRDC, cumprindo o prazo de cinco dias para republicação da listagem corrigida.
Em reunião ocorrida semana passada, ficou acertado pelo MPF que UFMA e Colun deveriam convocar também os candidatos que apresentaram apenas a declaração da condição de deficiente para concorrer às vagas destinadas às cotas para deficientes.
Atendida a solicitação, agora os estudantes aprovados do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, no 1º ano do ensino médio e nos cursos técnicos em administração, meio ambiente e enfermagem, poderão matricular-se entre os dias 24 e 25.
Entenda o caso
De acordo com denúncia apresentada ao MPF por estudantes prejudicados, a situação das pessoas com deficiência que participaram do processo seletivo de admissão de novos alunos do Colun não foi observada, desrespeitando o direito à cota destinada a eles. Ao divulgar o resultado da seleção, o Colun não publicou a lista especial de aprovados com deficiência, que seria necessária pelas próprias regras do Edital.
A comissão do concurso exigiu dos candidatos mais que o necessário para a comprovação da deficiência. Segundo o edital, apenas a declaração da condição física da pessoa com deficiência já seria necessária para a concorrência do candidato nas vagas destinadas às cotas. A lista de candidatos aprovados, porém, não contemplou os candidatos que apresentaram apenas a declaração, o que resultou na intervenção do Ministério Público Federal.

Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no Maranhão
Tel.: (98) 8402 1700
E-mail: ascom@prma.mpf.gov.br

Prof. Maciel Júnior

sábado, 26 de março de 2011

Mobilização mundial pela Hora do Planeta

A Hora do Planeta é um ato simbólico, promovido no mundo todo pela Rede WWF, no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global, apagando as suas luzes durante sessenta minutos.

Mais de 130 países e 17 capitais no Brasil participam da Hora do Planeta.
Ação criada por ONG desliga luzes entre 20h30 e 21h30 deste sábado (26).

No Brasil, 98 cidades, incluindo as capitais, já registraram formalmente a participação, indicando monumentos que terão suas luzes desligadas. Ao todo, 1.514 empresas e organizações se cadastraram no site www.horadoplaneta.org.br , que traz histórias e dicas sobre como participar, além de materiais promocionais como banners, filmes, cartazes, imagens, papéis de parede, protetores de tela e twibbons para twitter e facebook.
O WWF-Brasil incentiva as cidades participantes a se comprometerem com a conservação da natureza e a desenvolverem projetos que visem sua sustentabilidade ambiental. Ações de promoção do uso de meios de transporte menos poluentes e da coleta de lixo seletiva, criação de unidades de conservação, proteção das nascentes de água e cumprimento da legislação ambiental são alguns exemplos do que pode ser feito.
- A participação de pessoas, organizações e governos na Hora do Planeta é um gesto em direção à busca da sustentabilidade. Significa dizer que estamos preocupados e atentos ao processo de aquecimento global, e que queremos fazer a nossa parte pelo direito de nossos filhos e netos herdarem um planeta habitável - afirmou Denise Hamú, secretária-geral do WWF-Brasil.
Neste ano, o primeiro minuto da Hora do Planeta será dedicado, em silêncio, às vítimas de recentes tragédias de fenômenos naturais como o terremoto e tsunami no Japão, que vitimaram mais de 10 mil pessoas, e também às vítimas das enchentes no Brasil nestes primeiros meses do ano.
Os brasileiros, em todas as cidades, são convidados a guardar um minuto de silêncio em memória das vítimas de tragédias ambientais.
Cidade âncora do Brasil no movimento global Hora do Planeta, o Rio de Janeiro terá, pela primeira vez, um evento aberto ao público, a partir das 19h, nos Arcos da Lapa, com a presença da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e do prefeito do Rio, Eduardo Paes. Os dois desligarão, simbolicamente, as luzes da cidade por uma hora a partir das 20h30, dando o início à participação do Brasil no movimento global. Após o minuto de silêncio, o público assistirá à apresentação das baterias da Mangueira, Portela, Grande Rio e União da Ilha, simbolizando a capacidade de organização e de superação do ser humano.

Dom Bosco é condenado por recusar deficiente

Após três anos de uma Ação Civil Pública ajuizada pelo MPMA contra o Colégio Dom Bosco, em São Luís, a Justiça condenou a escola a garantir à vítima ou a qualquer outro estudante com deficiência o acesso à educação. O estabelecimento educacional foi contestado judicialmente por recusar, em 2007, a matrícula de uma menina surda, à época com apenas nove anos.
Pela decisão judicial, proferida pelo juiz José Américo Abreu Costa, os alunos com deficiência devem ser aceitos, sem qualquer pagamento adicional à mensalidade prevista para todos os alunos. A escola é obrigada, ainda, a elaborar projeto pedagógico prevendo a inclusão de alunos com deficiência.
Dom Bosco foi o embrião da universidade do mesmo nome em São Luís
De acordo com o texto da Constituição Federal, no art. 6º, a educação é direito de todos e dever do Estado e da família. Deve ser promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, “visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.
“Como pode uma criança com deficiência amadurecer e desenvolver plenamente suas potencialidades se não lhe é propiciada a adequada integração social, incluindo-se o acesso à educação, principal instrumento desse processo integrador?”, questiona o promotor de justiça Ronald Pereira dos Santos, autor da Ação Civil Pública.
Ele menciona ainda o art. 206 da Constituição, também citado no art. 53 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que garante “igualdade de condições para o acesso e permanência na escola”. Além disso, segundo o promotor, negar à criança o direito de se matricular na rede regular de ensino é crime tipificado no art. 8º, da Lei Federal nº 7.853.
O colégio impôs como condição indispensável à matrícula a formalização de contrato para que a família custeasse todas as despesas com a contração do intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), que seriam somadas ao valor da mensalidade.
Para o promotor, isso representa um ônus individual absurdo, ilegal e injusto, contrariando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, nº 9.394/96. O código determina que os sistemas de ensino assegurem aos educandos com necessidades especiais “currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades especiais”.
Segundo Ronald Pereira dos Santos, o caso de Maria (nome fictício para preservar a identidade da vítima) é ilustrativo e demonstra como as escolas de São Luís estão se eximindo da obrigação de oferecer educação inclusiva.”Todas as escolas públicas e particulares deverão atender a todas as crianças e adolescentes, independente de sua condição física, inclusive as com deficiência auditiva”.
A argumentação é confirmada pela resolução nº 291/2002 do Conselho Estadual de Educação do Maranhão, que determina à escola o acolhimento de “todas as crianças, independentemente das suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, lingüísticas ou outras”, não fazendo qualquer distinção que justifique a imposição de cláusula contratual abusiva como condição à matrícula.
Outra resolução do Conselho Nacional de Educação estabelece que as escolas devem prever nas classes comuns e de educação especial professores capacitados para o atendimento às necessidades dos alunos, serviços de apoio pedagógico especializado, bem como disponibilização de outros apoios necessários à aprendizagem, à locomoção e à comunicação.

(As informações são do Ministério Público).

quinta-feira, 24 de março de 2011

Correios lançam concurso para 844 vagas de nível médio e superior

Os Correios lançaram edital de concurso para 844 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de nível médio e superior - 20% das vagas são destinadas a portadores de deficiência. Os salários vão de R$ 1.003,57 a R$ 3.211,50.
Este é o segundo edital que a ECT lança esta semana. Na terça-feira (22) foi lançada seleção para 8.346 vagas de nível médio.
As vagas são para todo o país - clique aqui para ver as localidades.
As inscrições começam às 10h desta sexta-feira (25) e vão até as 23h59 de 5 de abril pelo site www.cespe.unb.br/concursos/correios2011. As taxas são de R$ 32 para nível médio, R$ 37 para nível médio-técnico e de R$ 63 para nível superior. O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado até o dia 13 de abril.
Os cargos de nível médio totalizam 15 vagas: 6 para auxiliar de enfermagem do trabalho e 9 para técnico em segurança do trabalho, que exigem certificado de conclusão em cursos específico da área. O salário-base oferecido para auxiliar de enfermagem é de R$ 1.003,57 e para o de técnico em segurança é de R$ 1.494,46, acrescidos de benefícios.
Os cargos de nível superior totalizam 829 vagas. O salário-base é de R$ 3.211,58, mais benefícios. Os postos são em sua maioria para o cargo de analista de correios, com oportunidades em diferentes áreas: administração, direto, arquitetura, serviço social, biblioteconomia, ciências contábeis, economia, engenharia de diversas especialidades, estatística, informática ou área equivalente, museologia, pedagogia, psicologia, arquivologia, comércio exterior ou relações internacionais, desenho industrial, designer gráfico, história, letras, jornalismo, relações públicas, publicidade e propaganda.
Há ainda vagas para cargos de analista de saúde nas áreas de medicina, da especialidade clínica geral, e odontologia. E há cargos específicos para enfermeiro do trabalho, médico do trabalho e engenheiro de segurança do trabalho.
Além do salário, haverá benefícios como vale-alimentação/refeição, vale-transporte, auxílio creche ou auxílio babá, auxílio para filhos dependentes portadores de deficiência física, assistência médica e odontológica e plano de previdência complementar, além de plano de cargos, carreiras e salários estruturado e possibilidade de desenvolvimento profissional.

A prova objetiva será aplicada na data provável de 15 de maio.

terça-feira, 22 de março de 2011

Concurso - Tribunal de Justiça do Maranhão abre vagas

O Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, anunciou que realizará concurso público para provimento de vagas em seu quadro de funcionários.
O concurso do Tribunal de Justiça do Maranhão abre 58 vagas em vários cargos de 1º 2º 3º Grau, e oferece salários de até R$ 5268,10.
Poderão ser feitas inscrições nos endereços eletrônicos www.servidor.tjma.ieses.org e www.tjma.jus.br, de 9 de março a 8 de abril de 2011, e as taxas vão de R$ 45,00 a R$ 75,00.
A prova objetiva será realizada no dia 15 de maio de 2011, em locais e horários conforme constar do Documento de Confirmação de Inscrição do Candidato.
O gabarito da prova objetiva será divulgado após as dez horas do primeiro dia útil seguinte a sua realização.
O prazo de validade do concurso é de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período

Maranhão participa da 35ª Edição do Encontro Braztoa



O Maranhão participa, nestas quinta (24) e sexta-feiras (25), em São Paulo, da 35ª edição do Encontro Comercial Braztoa. O evento, que será realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, espera reunir mais de três mil pessoas além de 200 expositores confirmados, entre agentes e operadores de viagens, de todas as regiões do país.

O estado participa do encontro, com um stand institucional, que vai antecipar, a exemplo do ano passado, a promoção do São João do Maranhão para os profissionais do setor. De acordo com o secretário de Estado do Turismo, Tadeu Palácio, a promoção antecipada das festas culturais, ajuda na formatação de pacotes para o período. "Estamos iniciando a promoção do nosso São João de forma antecipada para que os operadores e agentes possam oferecer o nosso destino como atrativo cultural no mês de junho", explicou.

Além da promoção do São João durante o encontro, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), em parceria com o trade local, também deve realizar rodadas de negócios com os representantes das principais instituições de turismo nacional, com o objetivo de apresentar os principais atrativos do estado. "Estamos buscando, intensificar a cada participação nos eventos nacionais e internacionais, criar oportunidades de venda do nosso produto, diretamente para as empresas que comercializam destinos com potencial natural, cultural e patrimonial, como é o caso do Maranhão", ressaltou Tadeu Palácio

domingo, 20 de março de 2011

São Luis,minha Ilha Encantada

CONCURSO EM SANTA RITA

A PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA RITA-MA, tendo em vista o disposto na Lei Orgânica Municipal de Santa Rita-MA, datada de 5 de abril de 1990; no Plano de Carreira, Cargos e Remuneração do Magistério Público Municipal, de 30 de junho de 2004, no Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Município de Santa Rita, na Lei nº. 157/2011, datada de 18 de fevereiro de 2011 e na
Medida Provisória 004/2011, de 25 de fevereiro de 2011, torna pública, para conhecimento dos interessados, a realização de Concurso Público para Provimento de Cargos Efetivos e Formação de Cadastro de Reserva na Administração Pública da Prefeitura Municipal de Santa Rita-MA.
Período de Inscrição: 21/03 a 01/04/2011
Prova de Conhecimentos 16 e/ou 17/04/2011
Site oficial do Concurso: www.fsadu.org.br e www.sousandrade.org.br;

CONCURSO PINDARÉ-MIRIM

Concursos 2011 Pindaré-Mirim-MA - A Prefeitura de Pindaré-Mirim, Estado do Maranhão, informa a abertura das inscrições do concurso público para preenchimento de cargos vagos no Quadro de Pessoal Permanente da Prefeitura.
Vagas ofertadas no concurso de Pindaré-Mirim
Serão ofertadas 1.032 vagas para diversos cargos de nível Fundamental, Médio e Superior, com carga horária que variam de 20 a 40h semanais e remuneração variada entre R$ 510,00 a R$ 3.300,00.
Inscrição concurso Pindaré-Mirim 2011
Os candidatos interessados em prestar o concurso público de Pindaré-Mirim-MA deverão efetuar as inscrições exclusivamente pela internet, através da internet no site www.fundacaojoaodovale.com.br, no período de 10 de janeiro de 2011 até 20 de janeiro de 2011.

O valor da taxa de inscrição varia entre R$ 25,00 e R$ 50,00.

CONCURSO EM PIRAPEMAS

A Prefeitura de Pirapemas, no estado do maranhão, abriu concurso para provimento de 239 vagas a serem distribuidas a cargos de todos os níveis de escolaridade, 5% (cinco por cento) serão reservadas às pessoas portadoras de deficiência.
Os rendimentos variam de R$ 510 a R$ 3 mil.

Inscrição concurso de Pirapemas 2011
As inscrições poderão ser efetuadas através dos sites www.fsadu.org.br e www.sousandrade.org.br de 21 de fevereiro a 6 de março de 2011.