Páginas

terça-feira, 17 de maio de 2011

Governo inicia qualificação de mais de dois mil jovens

SÃO LUÍS - Mais de dois mil jovens participaram, nesta terça-feira (17), da aula inaugural de cursos profissionalizantes realizada simultaneamente, nos 10 Centros de Educação Tecnológica (Cetecmas) na capital e interior, por meio de videoconferência. “Essa é mais uma etapa do Maranhão Profissional, programa lançado pela governadora, voltado para a capacitação da mão de obra maranhense”, declarou o secretário chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva, que presidiu a aula a inaugural, no Cetecma Praia Grande, em São Luís.
“A educação profissional, a capacitação e a qualificação são instrumentos poderosos de socialização dos investimentos previstos para o Maranhão”, ressaltou Luís Fernando. Os secretários de Trabalho, José Antonio Heluy, e de Ciência e Tecnologia, João Bernardo Bringel, coordenaram a aula inaugural nos Centros Tecnológicos de Imperatriz e de Santa Inês, respectivamente.Resultado da parceria firmada entre a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sectec) e a Secretaria de Trabalho e Economia Solidária (Setres), os cursos oferecem 2.048 vagas para formação de profissionais nas áreas de Elétrica, Eletrônica, Eletrônica de Manutenção e de Telecomunicações.
Luís Fernando Silva explicou que o programa é ousado, inédito no país, pois a proposta é oferecer cursos de qualificação de acordo com as necessidades apresentadas pela iniciativa privada. Os números têm sido cada vez mais favoráveis ao Maranhão. Somente em 2010 foram gerados 41 mil novos postos de trabalho. A estimativa é de que sejam criadas 200 mil novas vagas nos próximos quatro anos com a implantação de grandes empreendimentos.
“É para atender a toda essa demanda que estamos trabalhando hoje com a proposta de qualificar mais de 400 mil pessoas em todo o Maranhão”, anunciou o secretário de Trabalho e Economia Solidária, José Antonio Heluy, que coordenou a videoconferência no pólo de Imperatriz. Ele informou que após a qualificação todos os jovens serão encaminhados aos postos de trabalho disponíveis no Sistema Nacional de Emprego (Sine), órgão parceiro e responsável pela intermediação dos trabalhadores no mercado de trabalho.
Para o secretário de Ciência e Tecnologia, João Bernardo Bringel, que acompanhou a aula inaugural do pólo de Santa Inês, o mercado está cada vez mais exigente. Os jovens devem aproveitar a oportunidade de realizar os cursos gratuitos do Cetecma. “Pensar o futuro não é olhar pra frente, mas é olhar hoje. Não podemos deixar o tempo passar, temos que aproveitar as chances que a educação profissional oferece por meio de uma tecnologia tão avançada”, orientou o secretário Bringel.
As aulas estão sendo ministradas nos Cetecmas localizados em São Luís, Imperatriz, Caxias, Santa Inês, Açailândia, Brejo, Pinheiro, Barra do Corda, Codó e Pedreiras. Na capital, os cursos serão ministrados em dois pólos: no Estaleiro Escola do Sítio do Tamancão (área Itaqui-Bacanga) e no Cetecma Praia Grande (Rua Portugal).

Qualificação
A convocação das turmas foi realizada pela Setres, por meio das agências do Sine na capital e interior. As turmas funcionam nos turnos matutino, vespertino e noturno, promovendo a qualificação de trabalhadores com idade mínima de 18 anos, ensino médio completo e fora do mercado de trabalho.
“Essa é a minha grande chance de mudar de vida”, declarou Suelen Lindoso, 29 anos, que até então sempre trabalhou como comerciária. “Quero me qualificar para conquistar outro tipo de emprego, melhorar as condições de vida da minha família”, ressaltou.
Para Marcelo Ferreira, 19 anos, que vai participar do curso de Elétrica, essa é a chance que esperava para concorrer a uma vaga no mercado de trabalho. “Espero conseguir um bom emprego para ter condições de pagar os estudos numa universidade”, declarou.
Os alunos receberão material didático completo, além de ferramentas de trabalho para as aulas práticas. Os cursos têm duração estimada de 6 meses e, após a conclusão, os trabalhadores estarão aptos ao mercado, com encaminhamento para o trabalho planejado pela Setres. Somente nesta etapa, a expectativa é de sejam qualificados 8.400 alunos até o final do mês de outubro.
As salas de aula dos Cetecmas são equipadas com a tecnologia IPTV, serviço de TV digital semelhante às redes de tevê por assinatura, que permite a interatividade entre as turmas dos 10 municípios - numa espécie de aula por videoconferência. Além disso, há a presença de instrutores e coordenadores pedagógicos em cada turma.


As informações são da Secom do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário