Páginas

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Iniciado encontro do Formação pela Escola

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por intermédio da Supervisão de Gestão Escolar (Suage), iniciou, na terça-feira (5), o 1º Encontro dos Tutores do Formação pela Escola. A reunião prossegue até esta sexta-feira (8) no auditório Fernando Falcão, na Assembléia Legislativa, em São Luís.
O evento tem como objetivo buscar mecanismos de promoção para a realização de um seminário presencial e alinhamento das ações em 130 municípios maranhenses que fazem parte do programa, bem como repassar aos tutores as suas atribuições mediante diretrizes e resoluções.
No Maranhão, aproximadamente 5 mil pessoas fizeram parte do programa como cursistas. A coordenadora estadual do Formação pela Escola (FPE), Patrícia Passos Granata, informou que a meta é expandir o programa para 213 municípios maranhenses.

O que o Formação pela Escola
O Formação pela Escola é um programa de formação continuada, na modalidade a distância, que tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com execução, monitoramento, avaliação, prestação de contas e controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Neste primeiro momento, o foco principal do programa é iniciar capacitar os tutores estaduais e municipais no sistema Moodle, a fim de instrumentalizá-los para que, em seus municípios, busquem mecanismos que incentivem os cidadãos a acompanharem a execução dos recursos oriundos do FNDE.
Segundo a supervisora de Gestão Escolar da Seduc, Sandra Regina de Oliveira Marques Passinho, o objetivo, este ano, é consolidar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle. Esse sistema possibilita, ao tutor e ao cursista, interagir durante os módulos virtuais. Os módulos estarão acessíveis no AVA/Moodle e, posteriormente, aos encontros de formação dos tutores, onde ficarão disponíveis os cursos, obedecendo as demandas dos municípios.
“É importante que esse mecanismo de aprendizado seja bastante utilizado. O uso da tecnologia permite na atualidade que haja uma maior interação entre os mais diversos atores envolvidos em uma determinada atividade. É nessa perspectiva de formação que estamos trabalhando e possibilitando esse espaço de capacitação”, afirmou a supervisora.
Podem fazer os cursos: técnicos e gestores públicos que atuam no segmento da educação básica, profissionais da educação e conselheiros de vários segmentos sociais.

Data: 05/04/2011
Fonte: Ascom/Seduc

Nenhum comentário:

Postar um comentário