Páginas

quarta-feira, 29 de junho de 2011

CONCURSOS - SUPERDICAS DE TÉCNICAS DE ESTUDO

VOCÊ, O CANDIDATO! COMO AGIR ANTES E DURANTE A PROVA DO VESTIBULAR/CONCURSO – PARTE 1

Chegou a época dos principais vestibulares do país. É o momento de você aplicar tudo aquilo que foi estudado ao longo do ano, para conseguir a tão sonhada vaga na universidade escolhida.

Você aplicou SUPERDICAS DE ESTUDO durante todo o ano e estudou com materiais didáticos (livros e apostilas) de qualidade e com os melhores professores e cursos preparatórios a que teve acesso. Sim, porque tenho certeza que você procurou dentro de suas possibilidades estudar com o melhor, pois é sua vaga que está em jogo.
Está chegando o momento da prova e sempre dá aquele friozinho na barriga, aquela ansiedade. Porém, o mais importante é que você mantenha-se calmo e concentrado. Nos dias que antecedem o vestibular é comum o candidato pensar que não sabe nada, que estudou pouco ou que deveria ter estudado mais. Mas calma. O descanso e concentração agora são de extrema importância. Pensar que não sabe nada é muito comum, mas isso é exagerado. Exagerado porque se o candidato fizer um teste, participando de uma aula final que engloba todas as matérias, verá que sabe muito daquilo que foi falado nessa aula. Por isso, para se saber o quanto sabe, basta participar de alguma palestra ou aula, ou até mesmo conversar com outros candidatos, para comparar seu potencial de conhecimento. Aliás, essa situação se aplica ao longo de todo o período de estudo.
Ainda nos dias que antecedem o vestibular, você deve preparar um kit para a prova. Esse kit deve conter: estojo de lona com zíper; duas lapiseiras, caixa com grafite, duas canetas comuns com tinta azul (preferencialmente aquela que tem uma proteção de borracha para o dedo médio e que não utilize óleo na tinta), duas borrachas, régua, uma caneta com tinta preta, uma caneta com tinta vermelha, alguns clips e uma caneta marca texto). Em relação ao famoso “corretor branquinho”, geralmente a comissão do vestibular não permite sua utilização. Se permitir, porém, o que se dará na fase da redação, sua utilização não causa uma boa aparência da resposta. Assim, se errar, o que é comum, escreva “digo”, e continue escrevendo o que entende ser o certo.
Ainda nos dias anteriores prepare também a roupa que vai usar no vestibular. Ela deve ser confortável e adequada. Nunca, repito, nunca, deixe de levar uma blusa e um guarda-chuva. Eles cabem em uma bolsa pequena que pode ser levada para dentro da sala do vestibular. Com referência à blusa, pode ser que esteja um calor insuportável, mas dentro da sala onde a prova será aplicada tenha um ar-condicionado fortíssimo, que incomodará os candidatos, retirando sua concentração. Aí é só tirar a blusa da bolsa e vestir, solucionando o problema. Já os candidatos que utilizarão transporte público para se dirigirem ao local da prova podem ter a surpresa da chuva depois que saíram de suas residências e percorreram um longo caminho. Do desembarque até o local da prova, sem guarda-chuva, somente resta ficar molhado, o que acarretará duas coisas: a desistência de se submeter ao vestibular todo molhado ou mesmo se submetendo nessas condições ficar desconfortável. E ainda se associar as duas coisas, ar-condicionado e molhado pela chuva, aí sim que é reprovação na certa.
Outra coisa para se fazer nos dias anteriores é ir até o local da prova. Exatamente: ir até lá. Não basta somente saber o endereço. Muitas vezes os candidatos têm uma percepção errada. Pensam uma coisa achando que é outra e aí se descobrirem que não é aquele o local da prova muitas vezes nem dá tempo de se dirigirem ao local correto. Mas, ainda que saibam e já foram até esse local, também é importante saber sobre o fluxo de veículos naquela região, devendo imaginar que em razão do vestibular esse fluxo será aumentado.
Já no dia da prova, antes de se dirigir ao local da prova, você deve já conferir se o seu documento de identidade e o comprovante de inscrição estão na carteira, deixando-a em um local visível, junto com o kit, a bolsa com a blusa e o guarda-chuva. Importante também é a preparação do lanche. Os candidatos devem dar preferência para as barras de cereais granola. Chocolates e frutas não são recomendados para o consumo durante as provas diante da dificuldade de manuseio, podendo sujar as mãos. As embalagens das barras de cereais são individuais e podem ser facilmente abertas, servindo, também, para segurar o alimento sem contato direto com ele. A água também é importante durante a prova. Mas aqui os candidatos devem redobrar o cuidado, pois um copo derramado em cima de uma prova provocará um estrago inimaginável. Assim, uma garrafinha transparente daquelas de ginástica que tem um bico com válvula é mais adequada, pois sua tampa pode ser aberta e fechada até com a própria boca, sem correr o risco de derramar, mesmo que ela caia.
Com a antecedência necessária, geralmente uma hora antes do fechamento dos portões, de posse do kit, bolsa com a blusa e o guarda-chuva, barras de cereal granola e a garrafinha de água, chegue ao local da prova e já vá para a sua sala. Isso evita conversas improdutivas com outros candidatos que ainda estão do lado de fora ou algum outro contratempo e te permite escolher um bom local dentro da sala. Se as carteiras não forem previamente individualizadas, com o nome do candidato, é possível escolher qualquer uma. A carteira ideal é aquela que fica longe da porta. A entrada e saída dos candidatos, que terminam a prova ou vão ao banheiro, acaba provocando a desconcentração daquele que ainda está fazendo a sua prova, pois a todo momento tem alguém passando próximo a ele. Geralmente, também, a maioria das carteiras são para alunos destros. Um canhoto pode solicitar uma especial para ele, ou até utilizar duas, caso não tenha essa especial no local.
O candidato também deve pensar no barulho vindo do lado de fora e se puder ficar longe da janela já será um incomodo a menos. O mesmo se dá com o vento provocado pelo ventilador ou ar-condicionado.
Pensando em tudo isso e também sobre alguma situação imprevista é que chegar com antecedência torna possível uma boa escolha da carteira da sala onde será realizado o vestibular. Porém, se ainda assim se sentir incomodado depois do início da prova, também é possível solicitar uma mudança de local, sendo bem provável que os fiscais atendam a sua solicitação.
Ao se dirigir à sala da prova, verifique se é possível sair para utilizar o banheiro antes da prova começar. Aí cada um tem que estar atento às suas necessidades, porque se não for permitida a saída deve-se lembrar que a prova pode atrasar, o que também causará desconforto.
Cabe lembrar, ainda, que o candidato que tem que viajar depois da prova e se há necessidade de comprar sua passagem com antecedência, deve observar um grande intervalo entre o horário programado para o final do vestibular e o horário da viagem, pois são comuns os atrasos. É preferível esperar o horário da viagem porque o prova terminou no horário programado, que ficar afobado tentando responder rápido porque aconteceu um atraso no início, comprometendo a passagem já marcada.

Agora é só aguardar o início da prova.

Édison Vaccari



Boa sorte

Nenhum comentário:

Postar um comentário