Páginas

quarta-feira, 29 de junho de 2011

VOCÊ, O CANDIDATO! COMO AGIR ANTES E DURANTE A PROVA DO VESTIBULAR/CONCURSO – PARTE 2.

Agora que você está na sala, escolheu sua carteira e já aguarda o início da prova, também deve ter em mente algumas situações.

Você levou para a sala o kit, a bolsa com a blusa e guarda-chuva e o lanche. Antes do início, tire tudo do estojo e deixe sobre a carteira ou mesa e separe a blusa para o caso de estar ou ficar frio ao longo da prova, pois os fiscais não mais o deixarão abrir a bolsa.
Aproveite para fazer um exercício de respiração, de forma a oxigenar melhor o cérebro: sentado, inspire profundamente por quatro segundos. Prenda a respiração por mais quatro segundos. Expire em outros quatro segundo. Repita quatro vezes.
Faça esse exercício mais uma vez ao longo da prova.
Aguarde as orientações dos fiscais. Preste atenção e não queira discutir qualquer coisa com eles. Faça solicitações, se for o caso, de forma que eles encaminhem aos responsáveis superiores. Caso outros candidatos iniciem alguma discussão, mantenha-se calmo, tranqüilo, sereno, de forma a não se abalar. Talvez esses outros candidatos nem sejam concorrentes efetivos e estão lá somente “para criarem caso”.
Como os fiscais irão verificar os materiais que os candidatos levaram é importante que a garrafinha de água seja transparente e, assim, de fácil visualização o que tem dentro, bem como que todo o kit já esteja fora do estojo.
Um instrumento que utilizei para a realização dos meus concursos, principalmente o da Magistratura, foi um relógio com cronômetro regressivo. Eu previamente ajustava o cronômetro em quatro horas e quando soava o sinal para o início da prova eu o acionava. Isso possibilitava que eu nem tivesse que pensar e calcular quanto tempo faltava, pois bastava olhar para o relógio para saber, visto que a contagem era regressiva.
Geralmente já por ocasião da distribuição das provas as informações principais já vêm anexadas àquelas, cabendo ao candidato lê-las e compreendê-las, de forma que se não as compreendeu sanar as dúvidas com os fiscais.
Tudo pronto. Dada a ordem para começar ou soar o sinal é só acionar o cronômetro.
O importante agora é responder por matéria. Dentro de cada matéria comece por aquelas questões que não se tem dificuldade. Quando se responde por matéria sua concentração se volta para apenas aquele determinado assunto, o que propicia um pensamento mais harmonioso, facilitando as lembranças.
Perder muito tempo no início com as questões que não se lembra também se mostra improdutivo, pois à medida que responde aquelas que sabe possibilita que a ansiedade e preocupação sejam amenizadas.
Terminada uma primeira “passada” na prova, ocasião em que já respondeu o que sabia, torna-se importante sua releitura, principalmente para a revisão, bem como para verificar se não caiu em alguma pegadinha do examinador. Sobre isso, é bom ver o que escrevi em “Provas Objetivas – TESTES”
O candidato deve ficar atento ao tempo. Deve deixar para anotar as respostas no cartão específico por último, de uma só vez, reservando um tempo para isso de cerca de 30 minutos. É muito e vai tomar muito tempo da prova? É nada. Geralmente é trabalhosa essa atividade de anotação no cartão, principalmente pela necessidade de extremo cuidado para fazê-lo, mesmo porque muitas vezes não é permitida sua substituição.
Muito bem. Antes de entregar o cartão e sair da sala, o candidato deve ver sua situação fisiológica, ou seja, se precisa ir ao banheiro ou não. Os fiscais geralmente não permitem que aquele candidato que entregou seu cartão e saiu definitivamente da sala utilize o banheiro. Então verifique se esse é o caso e se assim for, vá ao banheiro antes.
Tudo pronto, agora é só entregar seu cartão de respostas, pegar seus pertences e sair para aguardar o gabarito, nota de corte e lista dos aprovados.
Tenho certeza que seu nome estará lá.
O primeiro colocado? Quem sabe! Porque não você?

Boa sorte.

Édison Vaccari - CIBERJUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário